quarta-feira, 13 de novembro de 2013
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
TEMA: INCLUSÃO DE CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS: DESAFIOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
A pesquisa tem por finalidade refletir sobre o desafio da inclusão escolar de crianças pequenas nas instituições de Educação Infantil regular e procura perceber a prática pedagógica e as mudanças que são ou deveriam ser feitas pelos profissionais frente à chegada de crianças com deficiências no contexto escolar
Diante deste desafio contemporâneo, o de incluir todas as pessoas, considerando a diversidade existente e os direitos democráticos dos indivíduos, nos propomos a investigar como tem acontecido de fato, a inclusão no contexto escolar.
Assim, através da pesquisa qualitativa, buscaremos informações a respeito da inclusão na educação infantil, das dificuldades e possibilidades e mais especificamente, da prática pedagógica dos profissionais envolvidos diante deste desafio.
O objetivo principal é investigar como a equipe escolar do ensino infantil de crianças de 0 a 3 anos concebe a inclusão? Como tem se preparado e como se porta diante da chegada das crianças com necessidades educacionais especiais? Quais os desafios pedagógicos de todos os envolvidos no contexto da instituição diante desta nova realidade?
Os assuntos serão divididos em itens e subitens e abordarão os seguintes temas:
Capítulo 1- A construção histórica da Inclusão
1.1- A construção dos direitos da pessoa portadora de necessidades especiais.
1.2- Os conceitos inclusivistas.
1.3- Políticas Brasileiras de inclusão.
Neste capítulo pretende-se investigar a construção histórica da luta por direitos pela pessoa portadora de deficiência e os conceitos mundiais e brasileiros que foram e ainda estão sendo formados visando garantir os diretos deste público. A pesquisa será realizada através de análise bibliográfica.
Capítulo 2- Inclusão na perspectiva educacional
1.1- Instituições inclusivas de ensino
1.2- Inclusão na educação infantil
1.3- Inclusão e prática pedagógica
Neste capítulo serão abordados os aspectos da inclusão e da educação. Pretende-se buscar informações a respeito da inclusão nas instituições de educação infantil e de como os profissionais envolvidos nos contextos educacionais tem idealizado o tema.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário